Psicoterapia Transpessoal

“Nós não somos apenas uma gota no oceano, mas também o oceano inteiro em uma gota.”

Stanislav Grof

O processo psicoterapêutico envolve um espaço de escuta profunda e acolhimento, onde investigaremos juntos as diferentes camadas de sua experiência. Utilizaremos recursos verbais e não-verbais, trabalho com símbolos e narrativas pessoais e coletivas, sempre respeitando seu ritmo e suas necessidades. A relação terapêutica se torna um campo fértil para que transformações genuínas possam emergir, integrando aspectos que antes pareciam fragmentados ou incompreensíveis.

A minha prática integra a precisão investigativa da psicossomática, a sustentação da neurociência sobre como padrões se inscrevem e se reorganizam no sistema nervoso, os recursos da psicologia positiva voltados ao fortalecimento de virtudes e bem-estar, e a visão integradora da Psicologia Transpessoal, que orienta a realização dos valores mais elevados do paciente. Assim, o processo se abre como um caminho de reorganização interna, ampliando a capacidade de presença, sentido e coerência na vida cotidiana.

A proposta do trabalho trazer ferramentas concretas de autorregulação, práticas integradas ao seu cotidiano e uma reorganização real dos padrões que limitam sua vida, para que você cultive e fortaleça sua capacidade de autopercepção, aprenda a trabalhar conscientemente com seu sistema nervoso, integre experiências que antes permaneciam fragmentadas e, progressivamente, acesse estados de maior coerência interna e presença.

Sinais de que a Psicoterapia Transpessoal é o melhor caminho:

Você sente que suas questões vão além do individual: percebe que seus conflitos estão conectados a padrões familiares, culturais ou coletivos que se repetem através de gerações

Você vivenciou um despertar ou transformação profunda: passou por experiências que modificaram radicalmente sua percepção sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre o que realmente importa, mas encontra dificuldade em comunicar essa mudança para as pessoas ao seu redor

Busca compreender sua identidade de forma mais profunda: questiona não apenas “quem sou eu”, mas também “o que me atravessa”, “de quais sistemas faço parte” e “como me reconheço enquanto parte do todo”

Busca integrar experiências: se você passou por vivências intensas e precisa processar emocionalmente os insights, fortalecendo sua resiliência para integrar mudanças na vida prática.

Está reconstruindo sua vida a partir de novos valores: tomou ou sente que deve tomar decisões significativas de mudança (carreira, relacionamentos, estilo de vida) e precisa reorganizar sua identidade e relações de forma coerente com quem você se tornou, não com quem você era

Sente um distanciamento crescente de suas relações habituais: percebe que conversas que antes faziam sentido agora parecem superficiais, e que as pessoas próximas não compreendem ou não validam o processo transformador pelo qual você está passando

Reconhecer esses sinais não significa fraqueza: é a evidência de que você está passando por uma reorganização da sua estrutura psíquica em direção a uma forma mais integrada e ecossistêmica de habitar a existência.

A Singularidade do Processo

A abordagem transpessoal integra dimensões pessoais e suprapessoais da experiência humana, reconhecendo o potencial transformador de todas as suas vivências. Trabalhamos com a totalidade, compreendendo o ser humano enquanto integralidade e, mais profundamente, reconhecendo-o enquanto interser, contextualizando, assim, o seu sofrimento dentro de sistemas ampliados de relações e significados.

A Psicologia Transpessoal parte da compreensão de que não existem fronteiras rígidas entre pensamento, emoção, corpo e contexto. Na perspectiva dessa área da psicologia, somos seres singulares, mas nunca isolados: nossa vida pulsa em permanente diálogo com o ambiente, com as redes de relações humanas e mais-que-humanas.

Nesse processo terapêutico clínico, investigaremos não apenas sua história pessoal e seus padrões de comportamento, mas também a forma como você se vincula aos sistemas dos quais participa (família, cultura, sociedade e natureza), e como as forças arquetípicas e coletivas atravessam sua psique. Assim, a escuta transpessoal é também uma escuta sistêmica, que reconhece que cada sintoma ou crise carrega uma dimensão individual e, ao mesmo tempo, um chamado de pertencimento e transformação em níveis mais amplos.

Esse caminho terapêutico se organiza em torno de dois movimentos complementares: o movimento de individuação, (o florescimento da sua singularidade), e o movimento da transpessoalidade (o reconhecimento de si enquanto interser). Esses dois movimentos não são etapas lineares, mas um fluxo circular: quanto mais enraizado em sua singularidade, mais você pode se abrir ao campo do coletivo e do sagrado; e quanto mais conectado ao todo, mais integrará e fortalecerá sua individualidade.

É nessa confluência entre o pessoal e o sistêmico, entre a individuação e a interconexão, que a Psicologia Transpessoal revela sua potência transformadora: um espaço em que a vida deixa de ser vista como fragmentada e e pode ser reconhecida enquanto uma teia viva de sentido, consciência e presença.

Maliô Damiani Martins

CRP 12-23774

Formação Acadêmica

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Pós-Graduação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUCPR

AT 101 – Introdução à Análise Transacional

Educação Emocional Positiva®

Formação em Psicossomática

através da Consciência Sistêmica®

Formação em Biopsicologia – Níveis 1 e 2 pelo Instituto Visão Futuro®

Aqui, todas essas dimensões se integram em uma abordagem que honra a totalidade do que você é e do que está se tornando.

Na prática

Na prática

Na prática clínica, a Psicoterapia Transpessoal integra diferentes dimensões de um trabalho psicoterapêutico maior. Trabalharemos com a análise dinâmica de suas diferentes partes, buscando facilitar a organização psicodinâmica em torno de um centro organizador. Através da Psicologia Transpessoal, reconhecemos que a psique possui camadas: desde nossa história biográfica até experiências relacionadas ao crescimento primário e, mais profundamente, conteúdos que transcendem nossa narrativa individual.

A integração de meus estudos em neurociência me permite te apoiar na compreensão de como padrões se inscrevem no seu sistema nervoso e como você pode trabalhar com sua neuroplasticidade para promover mudanças sustentáveis.

Através da psicossomática, investigaremos como crenças sistêmicas, herdadas ou cultivadas ao longo da vida, podem se manifestar no corpo em forma de sintomas, tensões ou adoecimentos. Nesse processo, os acontecimentos cotidianos, os sonhos e os símbolos que os circundam serão analisados como mensagens reveladoras (expressões simbólicas do inconsciente que apontam para necessidades de integração).

Na perspectiva da psicologia positiva, voltada não apenas à resolução de dificuldades, mas também ao fortalecimento de virtudes, recursos internos e estados de bem-estar, sustentaremos práticas que favorecem a vitalidade, a resiliência, a esperança e o sentido de vida. Trabalharemos na integração prática dos seus valores mais elevados para que deixem de ser apenas ideais abstratos e se tornem forças vivas em sua jornada, facilitando a reorganização de seu mundo interior para ela potencialize seu fortalecimento em todos os níveis.

Aqui, o trabalho clínico se constitui como um campo de investigação e integração: da linguagem do corpo à escuta dos símbolos, da ampliação de virtudes à psicossíntese dos seus valores mais elevados. Facilitando com que você se reconheça mais inteiro, e assim fortalecendo sua soberania interior e seu autocomando.

Como funciona

Nessa primeira sessão, compreenderemos juntos o contexto de sua transformação atual e esclareceremos como o processo se desenvolverá. Este primeiro contato estabelecerá as bases da relação terapêutica.

Nas sessões de mapeamento, identificaremos tanto os padrões que pedem transformação quanto as forças e capacidades já presentes. A partir desse mapeamento, definiremos a direção terapêutica de seu processo. Esse passo poderá ser revisitado a qualquer momento de sua jornada terapêutica.

Trata-se do processo psicoterapêutico contínuo, onde sua jornada se encaminhará em ritmo orgânico, fortalecendo gradualmente novas capacidades de autopercepção e autorregulação.

Meu objetivo é tornar o cuidado com você mais simples, eficiente, personalizado, organizado e acessível. O acompanhamento com o PersonCare foi pensado para que nos aproximemos nos momentos do seu dia a dia. Assim, você pode ter mais autonomia sobre o seu processo, maior clareza sobre sua evolução e ferramentas práticas para fortalecer seu autocuidado.

No PersonCare, você consegue:

Registrar e acompanhar seus humores: O aplicativo conta com um diário de humores, uma ferramenta essencial para monitorar suas emoções no dia a dia. Ele ajuda você a identificar padrões emocionais e refletir sobre os avanços durante o processo psicoterapêutico.

Monitorar seus novos hábitos: Pequenas mudanças levam a grandes transformações. No PersonCare, você pode registrar seus novos hábitos e acompanhar o progresso na construção de um estilo de vida mais saudável e alinhado aos seus objetivos terapêuticos.

Gerenciar o faturamento: Consulte facilmente o histórico de sessões realizadas, pagamentos, cancelamentos e outros detalhes financeiros, tudo em um só lugar.

Acompanhar a sua agenda: Nunca mais se preocupe em perder uma sessão ou esquecer a data da próxima.

O que dizem sobre o trabalho…

Quando nos lembramos de quem somos, recordamos que sempre fomos mais do que apenas nós mesmos.